A prática esportiva no verão e os cuidados para evitar lesões musculares

Compartilhe esta notícia:

Joelhos e panturrilhas costumam ser os mais afetados devido à falta de condicionamento físico.

No verão, os exercícios físicos ao ar livre são favorecidos pelas temperaturas mais elevadas, os dias são mais longos e os espaços públicos passam a ser mais convidativos e despertam maior interesse. Também é uma forma de prevenção às doenças, propiciando aumento da capacidade respiratória, circulatória e da densidade óssea. Além disso, mantém a saúde mental em dia, pois garante a sociabilidade, diminui o estresse e a ansiedade, contribui para a criatividade e para a memória, promove a autoconfiança e a autoestima. 

No entanto, as pessoas que não estão habituadas podem sobrecarregar as articulações se não forem bem orientadas. “As lesões durante a prática esportiva podem ser minimizadas por meio de adequações no treinamento e uso de recursos que cuidem dos músculos e articulações. É preciso uma boa avaliação física, exercícios de alongamento, aquecimento e estar consciente dos esforços para a prevenção e cuidados de lesões”, afirma Caroline Wagner, Fisioterapeuta que atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercur.  

A Mercur, empresa das áreas da saúde e educação, busca constantemente a melhoria dos seus produtos e soluções. Para isso, ouve as necessidades das pessoas. A partir do diálogo com clientes e consumidores, a empresa traz três novos produtos da Linha de Atividade Física que auxiliam na prevenção e cuidados de lesões musculares para quem começou a praticar, ou já tem por hábito, as atividades físicas com maior frequência: 

  • Panturrilheira Esportefoi desenvolvida para auxiliar na recuperação muscular para a prevenção e tratamento de lesões devido às intensas atividades físicas. Confeccionada em Neoprene, é anatômica, funciona como um isolante térmico: mantém o aquecimento corporal na região, evitando estiramentos e outras lesões. Também protege os músculos e as articulações por meio da compressão ao dar estabilidade e firmeza na região.  

A panturrilheira também pode ser usada após a prática esportiva. “O uso do produto durante o período de recuperação melhora a circulação sanguínea e ajuda na remoção do ácido lático (substância produzida pelo próprio organismo durante a realização de exercícios físicos), reduzindo dor, fadiga muscular, inchaço e o risco de lesões”, afirma Caroline. É indicada para estiramentos e distensões na panturrilha, previne lesões recorrentes no retorno às práticas esportivas, uso ortopédico e para práticas esportivas. 

  • Joelheira de Compressão Elástica foicriada para a prevenção de lesões do joelho, propicia estabilidade à articulação. Por ser de tecelagem 3D Knit (técnicas tradicionais de tricô com um sistema inteligente produzido em formato tridimensional), molda-se em diferentes anatomias e gera uma compressão direcionada, reduzindo a dor durante a realização de atividades físicas. É bilateral e a tecelagem exclusiva reduz a fadiga muscular, com tecnologia de absorção de umidade e secagem rápida, promovendo segurança e conforto durante o uso. “O estímulo proprioceptivo gerado pela joelheira, favorece o equilíbrio, o controle estático e dinâmico da articulação, o senso de posição corporal e melhoram a capacidade funcional dos usuários durante o uso do produto. Desta forma, proporciona um movimento mais consciente, auxiliando na prevenção de lesões na região, como tendinites, torções, estiramentos, quedas. “, explica Caroline.  

A joelheira também é indicada para os processos degenerativos e inflamatórios, como condromalácia patelar, artrose, artrite, entre outros; e para quem tem tendinites, lesões meniscais e ligamentares. “A condromalácia patelar é caracterizada pela degeneração da cartilagem articular da patela e esta afeta, em maior incidência, as mulheres. O uso da joelheira nesses casos, aumenta a área de contato da patela com o joelho, reduzindo a pressão na região e aliviando a dor.”, exemplifica a Fisioterapeuta.  

  • Faixa de Resistência para Exercíciosé ideal para a realização de atividades físicas voltadas ao condicionamento e reabilitação para o fortalecimento muscular. Desenvolvida em tecido elástico e formato circular, está disponível em três apresentações variando a cor, o tamanho e resistência. Permite a realizações de exercícios funcionais, de pernas e braços, de menor ou maior intensidade e pode ser utilizada por pessoas de várias idades. É leve, prática e fácil de guardar e transportar. 

“Uma caminhada ou corrida, por exemplo, podem causar sobrecarga nas articulações, por isso necessitam de preparo e acompanhamento. Se a pessoa sentir algum desconforto é importante suspender a atividade e procurar orientação”, finaliza a Fisioterapeuta. Por isso, para o melhor condicionamento físico, a regularidade de prática esportiva é importante e traz benefícios. Para saber mais sobre esses e outros produtos da Mercur que auxiliam na prevenção e cuidado de lesões, acesse: mercur.com.br

Sobre a Mercur   

A Mercur é uma empresa brasileira, quase centenária, localizada na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) que começou sua trajetória com produtos derivados da borracha. A partir da construção coletiva, oferece soluções em saúde e educação que impulsionam o potencial humano e regeneram o planeta. Em seu portfólio de produtos encontra-se: borrachas de apagar, colas, corretivos, andadores, bengalas, bolsas térmicas, muletas, órteses e produtos voltados à pessoa com deficiência. Atualmente, a empresa conta com cerca de 600 colaboradores. Para conhecer mais, acesse: mercur.com.br

Compartilhe esta notícia: